Como carregar o passe Andante com o telemóvel na APP Anda

Já é possível efectuar carregamentos do passe mensal Andante no seu telemóvel através da APP ANDA

O carregamento de cartões físicos Andante no telemóvel, tanto passes como bilhetes ocasionais, ficou disponível desde o dia 18 de Abril 2024 nos telemóveis Android e iOS com uma nova funcionalidade que se designa por TOP UP.

Para poder efectuar carregamento, o utilizador deverá ter de ligar a funcionalidade NFC e encostar o seu telemóvel ao cartão físico Andante para fazer uma leitura, e depois escolher a opção de carregamento, realizar o pagamento para poder viajar normalmente.

O que é o cartão Andante

O Andante é o cartão para viajar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto. Quer ande de autocarro, de metro ou de comboio, pode usar sempre o Andante. O preço a pagar depende apenas do trajeto a realizar e não do modo de transporte que utiliza ou do número de embarques que efetua. É simples, prático e económico – muitos transportes no mesmo cartão.

Como Funciona?

Comprar um Cartão Andante e carregá-lo com Viagens Ocasionais ou Passes.
O cartão a escolher depende da frequência de utilização. O cartão azul é direcionado para viagens ocasionais (utilizadores menos frequentes). O cartão prateado é utilizado para o carregamento de Passes (utilizadores frequentes).
As Viagens Ocasionais podem ser Simples ou de 24 Horas e são escolhidas de acordo com as zonas a percorrer a partir da origem da viagem (Z2 a Z9).
Os Passes podem ser do tipo 3Z (3 zonas), Municipal (todas as zonas de um Município) ou Metropolitano (todas as zonas da Área Metropolitana do Porto).
Os utilizadores frequentes do território do Tâmega e Sousa, podem ainda adquirir Passes Combinados “Andante + CP” e “Andante + CIM Tâmega e Sousa”.
Para os turistas, existem os Bilhetes Diários Tour 1 e Tour 3. Estes bilhetes têm cartões próprios e não são recarregáveis.

O que é a APP Anda?

Aplicação que visa permitir uma experiência de utilização simplificada do sistema de transportes públicos do Grande Porto, desmaterializando o título de transporte numa App (dispensando assim o recurso ao cartão físico e permitindo a utilização do sistema sem conhecer previamente as regras de zonamento ou tarifário) e sendo pioneira na capacidade de otimizar o tarifário mensal apresentado a cada cliente, tendo em conta a sua utilização efetiva.

Como se efetua o download da App Anda?

Para efetuar o download da App Anda deve aceder à Play Store da Google e de seguida digitar Anda na caixa de texto e carregar no logo Anda.

Como me registo na App?

Para se registar na App deve introduzir os seguintes dados: nome, e-mail, número de telemóvel utilizado e palavra-passe. Depois clique em continuar e selecione o método de pagamento escolhendo uma das seguintes opções:

1. Cartão bancário: introduzir os dados do cartão;
2. Multibanco Pagamentos de Baixo Valor: ser-lhe-á apresentada uma referência para utilização numa ATM da rede multibanco.

Depois de inserir os dados, receberá:
1. Um código de ativação por SMS;
2. Um e-mail de confirmação do registo com um link para ativação do código rececionado por SMS.

Para inserir dados de faturação aceda, posteriormente, ao perfil do utilizador.

Também é possível utilizar a App Anda como passe Andante?

Sim. Com o Anda não é necessário comprar o passe Andante no início do mês. A App analisa as viagens que fez ao longo do mês e cobra o valor mais vantajoso para o cliente. Por defeito a aplicação calcula o passe Andante ao preço normal. Se tiver direito a perfil social deverá dirigir-se a uma loja Andante para associar o perfil social à App.

Em que linhas e operadores de transporte posso utilizar a App Anda?

A App Anda pode ser utilizada em qualquer uma das linhas dos operadores aderentes ao Sistema Intermodal Andante (SIA).

Metro do Porto – Toda a rede em operação

STCP – Toda a rede em operação

CP Porto – Comboios urbanos do Porto que circulam entre as estações Paredes / Vila das Aves / Lousado / São Bento / Paramos

UNIR – Toda a rede em operação.

NOTA IMPORTANTE:

Posso executar aplicações de limpeza de dados do telemóvel, quando em viagem?

Não, estas aplicações podem provocar o término antecipado da viagem, ficando numa situação de fraude.

 

Mais informações em https://andante.pt/comprar/app-anda/





Artigos Relacionados


  • Como fazer uma licença comercial

  • Como fazer o NIF

  • A Arquitectura no Porto

  • Como carregar o passe navegante no telemovel com a APP Carrisway

  • Como fazer o irs

  • Como fazer para aderir ao MB WAY através da app

  • # Visualizações: 59






    Tags de Categorias Disponíveis

    Viagens e Turismo Tecnologia Sugestões Património e Cidades Lifestyle Legislação Lazer Investimentos Informações Úteis Governo e Política Gastronomia Factos Históricos Curiosidades Culinária Conhecimento Comércio Administração Pública